Festa das Famílias e Roda de Conversa Mesa dos Reis e Rainhas

  • Tipo da Atividade: Mobilização
  • Data: 14/12/2024
  • Participantes: 200
  • Parceiros: ONG Mateca (Espaço Cultural Mateca), Prefeitura Municipal de Viçosa MG, Projeto Social Lote 10, Agunjé Comida Afetiva, Grupo Pérolas Negras, Grupo de Mulheres Afeto para Florescer.
  • Local: Rua Benjamin do Carmo, Fuad Chequer
  • Município: Viçosa/MG

Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2024, a Associação Carla Rosa realizou a segunda edição da Festa das Famílias, evento tradicional de seu calendário anual, que nessa edição foi realizada no contexto de ações de mobilização do Comitê de Cultura de Minas Gerais. 

Com o objetivo de celebrar os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano, o encontro promoveu momentos de partilha entre famílias, artistas, coletivos e fazedores de cultura da região.

No dia 14 de dezembro, das 14h às 17h, a festa teve início com a Oficina de Artesanato Natalino, realizada na Casa Cultural Pérolas Negras, parceira da Associação Carla Rosa, que envolveu participantes na criação de enfeites a partir de materiais acessíveis, fortalecendo vínculos comunitários por meio da produção coletiva e valorizando o artesanato como importante manifestação cultural e impulsionador da cultura criativa.

No dia 15 de dezembro, das 8h30 às 19h30, ao longo de todo o dia, a programação se estendeu por toda a rua, com uma série de atividades culturais, educativas e gastronômicas. Um dos destaques foi a Roda de Conversa Mesa dos Reis e Rainhas, onde mestres e mestras da cultura popular compartilharam saberes sobre ancestralidade, diversidade e os desafios de continuidade de seus legados culturais. O “cardápio afetivo”, para alimentação das pessoas presentes, foi produzido por Carla Rosa, matriarca da ACR, por meio da Agunjé Comida Afetiva.

Entre as intervenções culturais, estiveram presentes: o cortejo da Banda de Congo Nossa Senhora do Rosário, de Paula Cândido, com décadas de atuação; uma intervenção de pintura na fachada do Espaço Mateca com o artista visual J’Azzulum; além de apresentação do Grupo de Capoeira Guerreiros de Dandara.

A festa também destacou a cultura periférica e jovem, com o torneio de chinelo de dedo promovido pelo projeto social Lote 10 F.C.; os sets sonoros da DJ Aziza, que misturaram brasilidades como samba, tecnobrega e afrofunk; o baile charme com DJ Feijão e os dançarinos/coreógrafos.

CONECTE-SE COM O COMITÊ

Siga-nos nas redes

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.